As memórias da Etiqueta RFID UHF Gen 2

Etiqueta RFID UHF Gen 2

et uhf

A etiqueta, também é conhecida por: tag, inlay, transponder, contém dados que são transmitidos ao leitor quando é interrogada por ele.

Estes dados são armazenados em 4 memórias: Banco 0, Banco 1, Banco 2 e Banco 3

Banco 0

Chamado de Reserved Memory(Memória Reservada) contém a senha para inutilizar a etiqueta(comando kill) e uma senha para acesso aos dados da etiqueta.

Estas senhas são gravadas em 8 caracteres hexadecimais(32 bits). Por padrão de fábrica, estas senhas estão zeradas(em hexadecimal: 00 00 00 00).

Recomenda-se sempre colocar senha na etiqueta para que ninguém além de pessoas autorizadas consigam alterar os dados ou até inutilizar a etiqueta.

Banco 1

O EPC Memory(Memória EPC), possui o cabeçalho EPC ou Asset Family Identifier(AFI), o protocolo de controle(PC) e o Cyclic Redundancy Check(CRC-16).

O PC é um campo que define o tamanho do EPC. A etiqueta pode conter tamanhos variados de EPC: 24, 32, 64, 128 bytes, etc. Imagine que você comprou uma etiqueta que possui 32 bytes e precisa usar apenas 24 bytes. Neste caso o campo PC será alterado e os 8 bytes restantes continuam na memória, só que são separados logicamente na chamada memória adicional.

O CRC-16 será usado para checagem da consistência dos dados armazenados.

O EPC pode ser grável ou não. Isso quem define é o fabricante da etiqueta. Recomenda-se ler o datasheet da etiqueta para saber sobre suas características.

Banco 2

Chamado  de TAG Identification Memory(Memória de identificação da etiqueta), ela armazena dados do fabricante, modelo e identificação única da etiqueta(TID).

Todos os dados deste banco de memória não podem ser reescritos.

O TID é um campo numérico sequencial gerado pelo fabricante. Ele pode ser usado quando você deseja identificar uma etiqueta que tem o mesmo EPC ou deseja consistir se a etiqueta é falsa.

É importante ressaltar que o leitor RFID não distingue EPCs iguais, ou seja, se você colocar 2 etiquetas com o mesmo EPC na antena, o sistema irá ler apenas 1 etiqueta. Existem leitores especiais que possuem configurações para conseguir distinguir as 2 etiquetas separadamente, mesmo com o mesmo EPC. Mas, esta é uma opção específica de alguns leitores RFID.

Banco 3

Chamado de User Memory(Memória de Usuário), é um campo opcional onde possui uma memória que pode ser definida pelo usuário.

Para saber se a etiqueta possui memória, basta olhar o datasheet da etiqueta. A etiqueta pode variar seu tamanho de memória. Esta variação deve ser definida na hora da compra com o fornecedor.

Esta memória deve ser usada para processos internos de uma empresa. Por exemplo, em uma fábrica, quando inicia a produção do item, o sistema pode gravar na memória o código da ordem de produção. Quando este item passar por testes, o resultado deste teste pode ser armazenado junto com a ordem de produção na memória. No final da produção, esta memória poderá ser apagada.

Tales Boalim
Moura Informática

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s