Configurando o tempo de resposta da etiqueta RFID – alterando a Session

O que é RFID

RFID é um método que utiliza ondas eletromagnéticas para acessar dados armazenados em um microchip acoplado a uma antena identificando o objeto nele fixado. Basicamente, o RFID consiste em 3 componentes:

Etiqueta Antena Leitor
 et uhf  antena  leitor rfid

Etiqueta RFID

A etiqueta é um dispositivo que possui memória para armazenar dados e tem a capacidade de transmitir estes dados ao leitor RFID através de uma antena.

A transmissão destes dados pode ser configurada em 4 seções: 0,1,2,3.

Esta configuração é definida no leitor e terá o nome de Session.

Sessão 0

A etiqueta RFID responde todas as solicitações feitas pelo leitor RFID.

Exemplo: Se um leitor RFID consegue ler 300 etiquetas a cada 1 segundo, se eu deixar uma etiqueta em baixo de uma antena, ela poderá responder 300 vezes dentro deste segundo.

Sessão 1

Quando a etiqueta RFID recebe a requisição do leitor pela primeira vez, ela responde de prontidão. Após isso, a etiqueta entra em estado de silêncio e aguarda entre 0,5 a 5 segundos para responder a próxima requisição.

O tempo de silêncio não é configurado, quem define isso é a própria etiqueta. Ou seja, dentro de 1 segundo, ela pode responder apenas 2 vezes, ao invés de 300 vezes como acontece na Session 0.

Sessão 2 ou 3

A etiqueta RFID responde na primeira vez que foi detectada pela antena. Caso ela se mantenha perto da antena, a etiqueta não irá responder novamente. Quando ela for removida da antena, cerca de 2 segundos depois ela irá responder novamente.

Cenários de uso

Quando devo configurar Session 0?

Quando a aplicação precisa obter outras informações da etiqueta, como por exemplo: RSSI(potência da etiqueta que foi lida pela antena – usado para medir a distância da etiqueta com a antena) ou qual antena a etiqueta está sendo lida.

Outra possibilidade seria em uma aplicação de SmartShelf(armário para controle de estoque, que contém itens etiquetados com RFID). Quando uma pessoa remove ou adiciona um item no armário, prontamente a informação deverá aparecer no computador.

Quando devo configurar Session 1?

Em portais ou coletores de dados onde farão a contagem de muitos itens ao mesmo tempo.

Imagine um portal que irá ler um palete contendo 300 itens etiquetados com RFID onde o leitor está configurado com Session 0. O tempo que o funcionário consegue passar o palete dentro do portal é de 2 segundos.

Ao passar o palete pelo portal, o leitor receberá a resposta das etiquetas muitas vezes. Isso cria a possibilidade de alguma etiqueta ficar por último na resposta ao leitor e não ser lida porque o palete já passou pelo portal.

Caso real: Em um teste com um palete com 296 etiquetas onde o leitor está configurado com Session 0, a leitura máxima conseguida foi de 198 etiquetas.

Quando se usa a Session 1, o problema é minimizado drasticamente, pois a etiqueta “fica quieta” por um tempo. Com isso, o problema de leitura das mesmas etiquetas não irá interferir tanto na leitura daquelas que ainda não foram lidas.

Quando usar a Session 2 ou 3?

Usando como base o exemplo do palete citado na Session 1, a Session 2 ou 3 traz mais eficiência, pois a etiqueta só responderá quando ela sair do campo de leitura do portal e voltasse ao campo novamente.

Importante: no caso do palete ficar em baixo da antena por vários segundos, ela pode acabar se desernegizando. Isso pode acontecer caso um objeto interfira na leitura, como por exemplo: uma pessoa passou entre a antena e o palete ou uma etiqueta ficou na frente da outra no momento em que o palete parou.

Qual o propósito da Session 2 e 3 serem iguais?

Vamos imaginar que dois leitores precisam ler um palete ao mesmo tempo para reduzir o erro de leitura. Neste caso, iremos configurar um leitor com Session 2 e o outro para Session 3. Isso fará que uma leitura não interfira na outra e mantenha a etiqueta no modo silêncio.

Um comentário sobre “Configurando o tempo de resposta da etiqueta RFID – alterando a Session

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s